quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Qual o seu Tipo de cacho?

Para saber como cuidar do seu, do nosso, cabelo primeiro precisamos saber que tipo de cachos nos temos, ao cataloga-lo podemos seguir um tratamento especifico e  um corte mais adequado ..., porém, uma coisa que não podemos esquecer é que cada cabelo é um sentença!!!!! O que temos aqui, são só sugestões que deram certo comigo, Espero que gostem !!!!  



Tipo 2 - Cabelos Ondulados
A quantidade e tamanho das ondas dependem do comprimento do cabelo. Em geral, elas ganham mais definição do meio para baixo e podem ser suaves ou bem definidas. Ele é meio camaleão, no frio é mais liso e no calor, os cachinhos voltam. A raiz é bem lisinha e emoliente, apresentando mais brilho que os outros tipos de cabelos.
Como cuidar:
Evite passar produtos hidratantes, condicionadores e creme de pentear na raiz do cabelo. O cabelo ondulado é normalmente mais oleoso e o couro cabeludo tende a produzir mais gordura quando em contato com produtos hidratantes. Quando for passar o condicionador ou produtos de hidratação, dê distância de pelo menos 1-2 dedos do couro cabeludo e aplique somente nos fios.
Para o cabelo ficar lisinho: 
Lembre de usar corretamente o secador. Assim como a chapinha, o secador resseca os fios. Prefira utilizar com os cabelos molhados e a uma distância de, pelo menos, 10 cm do cabelo. Tente não direcionar o jato de ar quente no couro cabeludo, pois isso pode lesionar e danificar o nascimento do fio. Dica: depois de fazer a escova, jogue um jato de ar frio nos cabelos. Ele fecha as cutículas e dá brilho aos fios.
Para dar mais forma aos cachos
Seque o cabelo amassando os cachos com a mão.
Tipo de corte:
Opte por um corte em camadas para que as ondas fiquem ainda mais evidentes.
Tipo3 - Cabelos Cacheados
Esse tipo de cacho se divide em três tipos 3a, 3b e 3c:
Vamos falar do tipo 3a:


Os cachos 3A tem a forma de “S” bem mais definido e são mais elásticos. São cachos naturalmente, grandes, soltos e brilhosos.Geralmente, este tipo de cabelo pode ser facilmente esticado. Mas é um tipo de cabelo muito afetado pelo clima. Se pode usar uma variedades de produtos para ajudar a formar e manter os cachos.

Como cuidar:

Este tipo de cabelo é frágil e ressecado, portanto precisa de produtos que hidratem e fortifiquem. Máscaras hidratantes super emolientes e máscaras reconstrutoras devem constar em sua penteadeira. Produtos a base de Tutano, Manteiga de Karité, proteínas e óleos vegetais são os mais indicados. Tenha uma rotina de Hidratação 2x semanal + Umectação com óleos vegetais semanal + Reconstrução mensal. 

Para o cacho ficar mais definido: 

Use um musse hidratante e enquanto o cabelo estiver secando amasse. 
Tipo de corte: 

O corte ideal deve ser repicado para valorizar os cachos no site Beleza Natural você encontrará vários cortes  que se adequam ao seu tipo de cabelo dê uma olhada aqui: http://belezanatural.com.br/categoria/cortes/ 
Tipo 3b:


Pessoas que têm o cabelo do tipo 3B, tem cabelos com cachos muito bem definidos, elásticos, com ondas e cachos abundantes, que variam de cachos salientes e cachos mais apertadinhos. Esse tipo de cabelo pode ser alisado (escovado), mas não é tão fácil.

Como cuidar:
Este tipo de cabelo precisa de hidratação profunda e produtos para definir cachos e acalmar o frizz. Géis, e ativadores de cachos bem consistentes funcionam melhor. Lembre-se sempre de ter um reparador de pontas é uma “mão na roda”, ele sela as pontas duplas até a próxima lavagem, dá brilho e combate o frizz. Mas tem que verificar se na composição tem óleo mineral. 

Para o cacho ficar mais definido:
O mais indicado é deixar os fios secarem naturalmente ou com técnica do plopping, após aplicar o creme para pentear e desembaraçá-los com os dedos ou com um pente de dentes largos e de madeira. Outra forma é aplicar uma boa quantidade de leave-in com algumas gotas de fluido reparador e modelar “amassando” com papel-tolha em vez da toalha convencional. O secador com difusor também promove belos resultados, principalmente seguido da técnica da Fitagem.

Tipo de corte:

O corte ideal deve ser repicado para valorizar os cachos no site Beleza Natural você encontrará vários cortes  que se adequam ao seu tipo de cabelo dê uma olhada aqui: http://belezanatural.com.br/categoria/cortes/ 
Vamos falar do 3c:


Cabelos 3C são cachos volumosos e bem “pequenos” (circunferência), os cachos podem ser bem justinhos ou bem crespos e densos. Ter esse tipo de cabelo também pode ser escovado porém é bem mais difícil. Os cachos mais apertados, geralmente tem uma textura mais fina.

Como cuidar:

O cabelo precisa de hidratação pesada semanal, banho de cremes e óleos como o cabelo cacheado 3A e 3B. Tente enxaguar o cabelo com água fria. Tente lavar o cabelo com shampoo diluído em água, praticamente só a espuma e massageando o couro cabeludo.

Para o cacho ficar mais definido:
Aposte em hidratações para deixá-lo leve e saudável. Se os cachos não estiverem muito definidos, abra o armário e procure por óleos 100% vegetais (livres de silicones) e finalize com um ativador de cachos. Para evitar frizz é essencial que forre o travesseiro com uma capa de cetim e seque o cabelo somente com um tecido 100% algodão (vale usar um t-shirt velha). Já o volume pode ser controlado com a umectação e leave-in.
Tipo de corte:
O corte ideal deve ser repicado para valorizar os cachos no site Beleza Natural você encontrará vários cortes  que se adequam ao seu tipo de cabelo dê uma olhada aqui: http://belezanatural.com.br/categoria/cortes/ 

Tipo 4 - Cabelos Afros 

Quase iguais aos 3c, mas com cachos bem menores e se formam desde a raiz. O grande vilão é  a falta de brilho e maciez nos fios.Como a raiz é bem enroladinha, os fios nascem muito pertinho um dos outros e da aquela aparência de bagunça.

Qual a diferença entre o 4a, 4b e 4c?

O tipo 4a: Possui cachos estreitos que, quando esticados, tem a forma de ‘S’ muito parecido com o cabelo cacheado do tipo 3

O tipo 4b: Tem uma forma de ‘Z’, menos definido que o cabelo cacheado tipo 4a.

O tipo 4c: Cachos tão estreitos e pequenos que nem aparecem direito e chegam a encolher 75% do seu comprimento.
Como cuidar:
O ideal é sempre fazer hidratações (2 x na semana) com uma boa máscara, além de nutrições com óleos vegetais (2 ou 3 vezes na semana). E uma boa reconstrução capilar ( a cada 15 dias  ou de acordo com a necessidade).
Dicas Importantes:

 1. Evite usar shampoos que contenham sulfatos.  Este ativo é um detergente que danifica MUITO os cabelos afros. Dê preferências aos shampoos em creme, os quais também são isentos de espuma.
 2. Evite usar shampoos mais do que 2 vezes por semana. Lave os cabelos só com o condicionador 2 lavagens e 1 com xampu sem sulfato.
 3. Substitua a toalha de banho (felpuda) convencional por papel toalha ou uma toalhinha de algodão, e jamais “esfregue” a toalha nos cabelos.  Seque suas madeixas com movimentos de baixo para cima, apertando os caracóis.

Qual o seu tipo de cabelo e quais os cuidados que tem diariamente com ele?

5 comentários :