sábado, 5 de outubro de 2013

Como saber se você tem um cabelo saudável?

Por que motivo é importante saber se o cabelo é saudável?

  

Quando a camada exterior do cabelo está danificada, o cabelo necessita de cuidados para o proteger e impedir o agravamento dos danos e da quebra. 

Vamos realizar um teste simples:


Material necessário:

Um fio de cabelo, um copo com 175 ml de água, um relógio que conte os segundos

Como realizar este teste:

Passo 1: Tire um fio de cabelo (lavado apenas com shampoo) do meio ou da parte posterior da cabeça.
Passo 2: Enrole o cabelo até formar uma bola e coloque-o dentro do copo com água.
Passo 3: Quanto tempo demora o cabelo até afundar?

Resultados:

Se o fio de cabelo afunda em poucos segundos, isso significa que o cabelo está em mau estado e danificado. O seu cabelo necessita de produtos que ajudem a reparar e proteger o cabelo fraco e danificado.

Se o fio de cabelo flutua na superfície durante mais de um minuto, isso significa que o cabelo está em bom estado e pode ter a certeza que tem um cabelo visivelmente saudável. Precisa apenas de continuar a aplicar regularmente um condicionador para o manter disciplinado e protegido contra os danos.

Como identificar o dano do cabelo elástico ou poroso?


Ao contrário do ressecamento profundo, o efeito elástico é o resultado da mudaça da estrutura da fibra capilar, criando uma textura e aparências próprias. Você vai perceber o estado dos seus cabelos, na hora do banho, analise os fios quando estiverem molhados. Se você puxar a mecha e ela encolher, franzida como um elástico molhado, é hora de procurar um tratamento.

Causa:

Processos químicos divergentes. ex: pintar com amônia e alisar com guanidina. 

O que fazer?

1. A primeira coisa a fazer é dar intervalos maiores entre o uso de chapinha e secador e não usá-los todos os dias, pois o calor desses aparelhos retiram a pouca hidratação que as mechas são capazes de manter.

2. Invista em tratamentos que reconstroem a fibra do cabelo, faça reconstrução A CADA 15 DIAS, no mínimo, mas lembre-se, reconstrução capilar é um tratamento que exige tempo e paciência.

3. Durante o período inicial de tratamento, é importante investir em hidratações em casa e procedimentos mais profundos no salão (ou em casa) para reconstruir a cutícula do fio mais rapidamente. Para fazer essa manutenção, é importante usar shampoos e condicionadores hidratantes, além de pentes com dentes mais largos, para não quebrar os frios fragilizados.


O que é Porosidade?


É o estado da sobreposição das cutículas nos fios do cabelo, é essa sobreposição que vai regular a capacidade de absorção de líquidos e nutrientes, quanto mais juntas menor a absorção e a perda de líquidos e nutrientes, já, quanto mais separadas, maior a absorção e perda de líquidos.

Como saber se os seus cabelos estão com porosidade elevada?

Deslize os dedos sobre um fio do seu cabelo da raiz a ponta, se você sentir atrito como se fossem nozinhos então seu cabelo esta muito poroso.

Causa: Secadores, chapinhas, químicas, sol, mar, vento, poluição, etc.

Tratamento: 

1. Utilizar shampoo, condicionadores e máscaras hidratantes ou nutritivas com ph baixo (isso irá fechar as cutículas) permitindo que os nutrientes fiquem dentro dos fios.
2. Fazer cronograma capilar

Referencias : 

www.pantene.pt/pt-PT/hair-science/Pages/hair-health.aspx
http://www.clubedocabeloecia.com.br/
http://www.belezaextraordinaria.com.br/noticia/efeito-chiclete-tratamentos-para-combater-o-cabelo-elastico_a632/1

Um comentário :